Oficina bilíngue e bicultural (Libras e português)

Este projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.


O projeto MÁSCARA E VISUAL VERNACULAR, LINGUAGENS DO SILÊNCIO, dá continuidade às atividades formativas e de pesquisa com a máscara teatral e ao trabalho do Ponto de Cultura PALAVRAS VISÍVEIS, voltado a capacitação de artistas surdos, realizados pelo Grupo Moitará.

Tem como objetivo contribuir com a formação de estudantes e profissionais das artes cênicas, surdos e ouvintes, interessados na relação de trabalhos bilíngues (Libras e português) e biculturais.

ATIVIDADES PROPOSTAS:

OFICINA

Oficina bilíngue (libras e português) e bicultural, que utiliza a metodologia da linguagem da máscara teatral, aplicada pelo Grupo Moitará, e o Visual Vernacular - recurso artístico e poético próprio da cultura surda, onde a imagem é narrada fisicamente para além dos signos das palavras.

A oficina é dividida em dois módulos:

Módulo 1 - Treinamento do ator/atriz - ações físicas e visual vernacular (VV)

Neste módulo será desenvolvido um trabalho teórico/prático sobre os princípios que norteiam o trabalho corporal com ações físicas e o visual vernacular (recurso artístico e poético próprio da cultura surda) que servirá de base para a pesquisa que será realizado no módulo seguinte com a máscara teatral e o visual vernacular.

Módulo 2 - Preparação do ator/atriz com a máscara teatral e o visual vernacular

Nesta módulo os participantes terão contato teórico/pratico sobre a linguagem da máscara teatral a partir de dois estílos de máscaras: máscara Neutra (pesquisa sobre a pré-expressividade que antecede as ações e dilatação da presença cênica), e máscara expressiva (criação de personagens sem o uso da voz explorando a linguagem do visual vernacular, tornando a palavra visível no corpo).

Duração: 10 dias (de segunda a seta feira, com 4h30 hora/aula. Totalizando a carga horária de 22h30)

Período da oficina:

Módulo 1 - de 10 a 14 de fevereiro / Módulo 2 - de 17 a 21 de fevereiro de 2025.

Horário: das 14h às 18h30

Local: Sede do Grupo Teatral Moitará

Endereço: Rua Joaquim Silva, 56 / 3º andar - Lapa

Contato: (21) 988507414 (Whatzapp)

RODA DE CONVERSA

Ao término da oficina, será realizada uma Roda de Conversa, aberta ao público em geral, para debater sobre a importância de pesquisas voltadas a criação de uma metodologia no âmbito das artes cênicas que seja bilíngue e bicultural, apresentando algumas práticas desenvolvidas durante a oficina e demonstrações dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.

Data: 22 de fevereiro de 2024 (sábado)

Horário: das 18 às 20h

Local: Sede do Grupo Teatral Moitará

Endereço: Rua Joaquim Silva, 56 / 3º andar - Lapa

Contato: (21) 988507414 (Whatzapp)

Todas as atividades são gratuitas e contam com a presença de interprete de Libras.

EQUIPE:

Linguagem da máscara teatral

Venício Fonseca - Diretor do Grupo Moitará,

Erika Rettl - atriz e diretora artística do Ponto de Cultura PALAVRAS VISÍVEIS

Linguagem do Visual Vernacular

Ricardo Boaretto - ator surdo, pesquisador do Visual Vernacular, presidente do Centro de Integração da Arte e Cultura dos Surdos - CIACS

Interprete de Libras

Jhonatas Narciso - ator-interprete de Libras do Ponto de Cultura Palavras Visíveis


IMAGENS - MÁSCARA NEUTRA E MÁSCARAS EXPRESSIVAS


Máscara Neutra - fonte de vida para todas as outras Máscaras, propõe um estado apoiado na calma e na percepção, aflorando os sentidos do ator e ampliando a sua presença cênica. Com ela, o ator entra em contato com o silêncio que antecede à ação, coloca todo seu corpo em estado de escuta. Sua fisionomia é simples e simétrica. A Máscara Neutra não é uma personagem. O ator, exercita agir com seu corpo dentro de um equilibrio energético, vivendo uma ação de cada vez de maneira plena, sem permitir a dicotomia entre pensamento e ação, se colocando inteiramente no presente. Por isso, costumamos dizer que com a máscara neutra o ator essencializa a ação e a situação, se desprendendo de seus clichés e da sua máscara social.


Máscara ExpressivaSão máscaras inteiras que cobrem todo o rosto não permitindo o uso da voz. Criadas com referência em "tipos" populares, cotidianos. Com elas, os atores dão início a pesquisa sobre a composição de uma personagem, revelando um contexto cultural, através de do seu comportamento.  


LINKS PARA CONSULTA SOBRE A CULTURA SURDA

 O Centro de Integração da Arte e Cultura dos Surdos (CIACS) é uma organização que tem como objetivo principal promover a inclusão social e cultural de pessoas surdas. Através de diversas atividades e projetos, o CIACS busca valorizar a língua de sinais, a arte e a cultura surda, além de lutar por direitos e melhores condições de vida para a comunidade surda.  Para saber mais, acesse o site do CIACS clicando no botão abaixo:


Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES: Um Patrimônio da Educação Brasileira

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) é uma instituição educacional brasileira de grande relevância, dedicada à educação de pessoas surdas desde 1857. Para saber mais, acesse o site do INES clicando no botão abaixo: 


Links sobre o Visual Vernacular 

  • DICAS DE LIBRAS - O CRIADOR DO VISUAL VERNACULAR "Bernard Bragg" A águia e o esquilo


  • O que é Visual Vernacular


  • LITERATURA SURDA EM PERFORMANCE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A

            ARTE VISUAL VERNACULAR (VV) - Autor: Bruno Ferreira Abrahão (UFRJ)1


  • VV : "Musique dans la voiture"   (VV: "Música no carro") (Giuseppe Giuranna)