Atores: Alexandre Pinto e Silas Queiroz
Ator: Marcelo William
Foto do final da apresentação do espetáculo - A busca de Seo Peto e Seo Antônio, realizado na cidade de Natal. Esta apresentação fez parte da programação do projeto Narrativas do Silêncio.
Os atores Alexandre Pinto, Silas Queiroz e Marcelo William trocam experiências e impressões com o publico.
Ano: 2016
Gravação do filme - Acorda Zé!
Atores: Alexandre Pinto, Rosana Grasse
Diretores: Adelino Matias e Venício Fonseca
Apresentação do I Sarau - Abraços
Ano: 2018
Criado em 2008, o projeto - PALAVRAS VISÍVEIS – Capacitação técnica para atores surdos com a linguagem da máscara teatral, foi selecionado pelo Ministério da Cultura para ser um Ponto de Cultura. Era um projeto inédito no panorama cultural brasileiro.
PALAVRAS VISÍVEIS se caracteriza por ser um projeto bilíngue, que oferece capacitação técnica para artistas surdos. O objetivo é unir experiências teatrais entre surdos e ouvintes, fortalecendo e ampliando a produção artística da comunidade surda.
Desde sua criação, o projeto tem realizado apresentações públicas, oficinas, palestras, filmes e participado de debates sobre acessibilidade cultural, além de ter feito intercâmbios artísticos em países como Inglaterra, França e Escócia.
Em 2011, o projeto recebeu o Prêmio Albertina Brasil de Arte Inclusiva pelo DVD - O Itinerário de um Ponto, que conta a trajetória do trabalho realizado entre 2008 e 2011.
Em 2013, o projeto recebeu patrocínio da empresa OCENEEARING para dar continuidade ao trabalho de capacitação de novos atores surdos, além de criar o espetáculo - A busca de Seo Peto e Seo Antônio, apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo e Natal, bem como a apresentação dos alunos surdos - Sensações Visíveis.
A partir de 2014, o projeto passou a integrar a rede carioca dos Pontos de Cultura da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, dando continuidade a capacitação de novos atores surdos e oferecendo aulas de história da arte, história do teatro, iluminação teatral e oficina de elaboração de projetos.
Em 2016, a equipe, dedicou-se a execução do projeto - Palavras Visíveis - Acessibilidade em Ação, que contou com a remontagem do espetáculo - A busca de Seo Peto e Seo Antônio com atores surdos, além de duas oficinas abertas à comunidade surda.
Em 2018, realiza o I Sarau Intercultural promovendo um espaço de encontro entre os artistas surdos, ouvintes e a comunidade em geral com apresentação de exposição, teatro, visual vernacular, poesia e filme.
Em 2019, apresenta o espetáculo - Romeu e Julieta em Palavras Visíveis, sob a direção de Daniel Marques, em que artistas surdos e ouvintes compartilham a cena.
Em 2021, realiza o projeto - PALAVRAS VISÍVEIS - Artistas surdos online através do edital Cultura Viva da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa, realizando 9 vídeos entre artistas Surdos e Ouvintes fazedores de diversas áreas da arte para dialogarem sobre suas trajetórias, arte e acessibilidade, uma live sobre a hist´oria do teatro surdo e o II Sarau Intercultural com apresentações de artistas surdos de várias partes do Brasil.
E em 2022, finalizamos a edição do filme - Acorda Zé! A comadre tá de pé, protagonizado pelos atores surdos que participaram do Ponto de Cultura em 2011, e que já recebeu diversas premiações e indicações:
Premiações
Festival del Cinema di Cefalù – Cefalù, Palermo, Itália - Agosto, 2022 (Semifinalista)
The IndieFEST Film Awards - La Jolla, CA, USA - Maio, 2022 - (Vencedor do Prêmio)
Participação em Festivais:
6th Internacional Folklore Film Festival – KERALA – ÍNDIA – Janeiro, 2023 - ( Seleção Oficial)
Festival de Cinema de Alter do Chão - Pará – Brasil - Novembro, 2022- ( Seleção Oficial)
Black Cat Award International Film Festival - La Paz Bolivia - Novembro, 2022 - ( Seleção Oficial)
Kidz CINEMA - Mumbai, Maharashtra, ÍNDIA - Dezembro, 2022 - ( Seleção Oficial)
BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília – Setembro, 2022 - (Seleção Oficial)